Pular para o conteúdo

Primórdios do futebol em Caiçara

O espírito esportivo sempre foi muito vivo nos caiçarenses, pois há cem anos o futebol já era praticado. Apesar disso somente em 1929, tendo à frente o coletor de impostos Raul Guedes, foi fundado o “Esporte Clube 23 de Maio”. Naquele ano o Prefeito, Nô Lima, doou uma área ao Clube, nas proximidades do atual cemitério, e a inauguração se deu com uma partida com o “Logradouro Esporte Clube”.

Nos anos 1940, o sr. José Frazão de Mendonça, conhecido como “Zezito” (pai dos professores Glaydes, Fátima e Neto), depois de passar alguns anos no Rio de Janeiro, onde treinou na equipe de base do Flamengo, retornou e também deu impulso à prática do futebol no município. Como parte da programação do “Dia da Independência” em 1950, foi fundado o “Caiçara Esporte Clube”, sob a liderança de Severino Ismael da Costa. Outros entusiastas do futebol nessa época eram “Dr. Vicente”, da ANCAR (órgão semelhante a atual EMPAER) e Everaldo Costa, dentre outros.

Apresentaremos algumas fotos de times de Caiçara e identificaremos alguns atletas, os internautas podem ficar a vontade para identificar os demais nos comentários.

Fontes: Livros: “História das cidades de Araruna e Caiçara no estado da Paraíba e de seus familiares (Antenor O. Lima); “Caiçara, caminhos de almocreves” (Severino Ismael da Costa) e entrevistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *