Pular para o conteúdo

Caiçara entra em cena

Foi no palco do auditório do antigo Grupo Escolar “João Soares” que provavelmente foram realizadas pelos alunos as primeiras apresentações teatrais em Caiçara. Havia peças teatrais da forma tradicional e os “dramas”, quando existia um narrador e os personagens só dublavam.

A primeira organizadora de que se tem registro foi Nanci Espínola de Oliveira Lima, filha do então prefeito de Caiçara, “Nô Lima”, a família, advinda de Araruna, veio residir na cidade em 1926, permanecendo até 1935, nesse período ela foi professora do Grupo João Soares. Foi ela que organizou a primeira peça de que se tem registro, no primeiro “teatro” de Caiçara, o armazém de seu pai (atual imóvel de Marcelo Soares ao lado da secretaria paroquial), a peça intitulava-se “O Ditador”.

Outras peças, antigamente, também foram encenadas no terraço da casa do coletor Raul Guedes, atual casarão ao lado da Praça José Epaminondas habitado pelo popular “Hamilton”, o terraço ficava no espaço hoje ocupado pela residência do casal “Manoel e Lúcia”.

* Fontes: Livro “A História das Cidades de Araruna e Caiçara, no Estado da Paraíba e de seus Familiares (Antenor O. Lima) e entrevistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *